Provavelmente, já lhe passou pela cabeça fazer uma tatuagem. Mas, atenção, há riscos associados às tatuagens que não pode esquecer! Exuberantes ou mais discretas, a preto ou coloridas, as tatuagens nunca estiveram tão na moda.
Porque é que as pessoas fazem tatuagens?
As tatuagens podem ser consideradas uma das mais antigas expressões corporais e artísticas adotadas pelo homem. As primeiras tatuagens terão sido feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a.C.
Ao longo do tempo, as diferentes culturas deram variados usos às tatuagens: serviram como amuleto para dar sorte; para marcar na pele a passagem da infância à idade adulta; identificar criminosos; mostrar que alguém pertencia a um grupo; ou apenas para embelezar o corpo humano.
Hoje, as pessoas também tatuam desenhos de que gostam para se sentirem mais bonitas, para recordarem pessoas e momentos importantes, desejos que querem um dia cumprir, para atraírem a boa sorte ou poderem ter na pele palavras inspiradoras que as acompanhem todos os dias.
O que acontece à pele quando se faz uma tatuagem?
Quando se faz uma tatuagem, a zona do corpo a tatuar é repetidamente picada por uma agulha que injeta tinta para dentro da pele – estima-se que a pele seja perfurada entre 50 e 3000 vezes por minuto. É esta ação repetida que faz com que os pigmentos (as cores) se fixem na pele. Quanto maior for a tatuagem, maior o número de picadas e de tinta que entra no corpo.
Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão ‘comer’ a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.
As tatuagens são para sempre ou podem ser removidas?
Quando se faz uma tatuagem, o objetivo é que seja para a vida. Agora, por mais autêntica e decidida que uma pessoa seja. Os segundos antecedentes a uma sessão de tatuagem sempre serão segundos de dúvidas. Afinal, e se eu não gostar do resultado? E se em alguns anos eu perceber que esse desenho não combina comigo?
Ao longo dos tempos, as técnicas de tatuar foram evoluindo e também foram surgindo formas de apagar as tatuagens. Mas se tatuar dói, remover uma tatuagem da pele também.
Há várias técnicas a laser que permitem retirar cor às tatuagens ou mesmo removê-las totalmente, mas os resultados não são 100% garantidos: dependem do tamanho e cores da tatuagem, do tipo de tinta e das técnicas utilizadas pelo tatuador e do tipo de pele do tatuado.
Normalmente, são necessárias várias sessões para remover ou atenuar a cor de uma tatuagem e, por vezes, a pele fica sem cor, mas com uma sombra do desenho que lá estava.
As tatuagens são perigosas?
Atualmente, para abrir um estúdio de tatuagem, é preciso obter licenças, ter livro de reclamações e outras burocracias. Mas nada está definido relativamente ao exercício da atividade: das condições de higiene das instalações às medidas a adotar durante a execução do trabalho, passando por regras de esterilização de agulhas e outros materiais de tatuagem, tudo está à consideração do profissional.
A escolha do tatuador: Aí está uma grande decisão. Uma tatuagem é algo sério, por isso a segurança, a higiene e a realização da tatuagem precisa das mãos hábeis de um tatuador profissional. Não se iluda com preços baixos e facilidades, afinal, a sua pele é que irá sofrer as consequências de um trabalho de tatuagem mal feito. Nunca despreze a higiene.
Verifique previamente as instalações do estúdio de tatuagem e preste atenção aos equipamentos e ao seu uso.
As condições de higiene e o material usado são fundamentais para minimizar o perigo. Têm de ser usadas agulhas, luvas e máscaras descartáveis (apenas para um cliente e que depois vão para o lixo) e todo o outro material desinfetado. Estas normas são fundamentais para evitar doenças transmissíveis, como o HIV, hepatite B ou hepatite C. As tintas a aplicar devem ser aprovadas pela União Europeia.
E há sempre o risco de alergias às tintas ou de infeções na pele.
Recentemente, um estudo científico mostrou que a tinta não fica apenas na pele, mas que algumas partículas microscópicas chegam aos gânglios linfáticos – órgãos que desempenham um papel fundamental na defesa do organismo contra vírus e bactérias. Esta descoberta gerou grande preocupação, mas ainda não foi provado que as tintas possam provocar linfomas (um tipo de cancro).
Fazer uma tatuagem pode ser arriscado e desaconselhado para pessoas que têm por algum motivo os seus sistemas imunitários enfraquecidos.
Space Tatooo — Tatuagens, Piercing e Implantes em Lisboa
R. de Matarraque 390, 2785–694 Cascais
Tel. 965 646 471