Provavelmente, já lhe passou pela cabeça fazer uma tatuagem. Mas, atenção, há riscos associados às tatuagens que não pode esquecer! Exuberantes ou mais discretas, a preto ou coloridas, as tatuagens nunca estiveram tão na moda.

 

Porque é que as pessoas fazem tatuagens?

As tatuagens podem ser consideradas uma das mais antigas expressões corporais e artísticas adotadas pelo homem. As primeiras tatuagens terão sido feitas no Egito, entre 4000 e 2000 a.C.

Ao longo do tempo, as diferentes culturas deram variados usos às tatuagens: serviram como amuleto para dar sorte; para marcar na pele a passagem da infância à idade adulta; identificar criminosos; mostrar que alguém pertencia a um grupo; ou apenas para embelezar o corpo humano.

Hoje, as pessoas também tatuam desenhos de que gostam para se sentirem mais bonitas, para recordarem pessoas e momentos importantes, desejos que querem um dia cumprir, para atraírem a boa sorte ou poderem ter na pele palavras inspiradoras que as acompanhem todos os dias.

 

Tatuagem preto e branco

 

O que acontece à pele quando se faz uma tatuagem?

Quando se faz uma tatuagem, a zona do corpo a tatuar é repetidamente picada por uma agulha que injeta tinta para dentro da pele – estima-se que a pele seja perfurada entre 50 e 3000 vezes por minuto. É esta ação repetida que faz com que os pigmentos (as cores) se fixem na pele. Quanto maior for a tatuagem, maior o número de picadas e de tinta que entra no corpo.

Cada picada da agulha é uma ferida, à qual o corpo reage iniciando um processo inflamatório. Isso significa que o corpo vai enviar células do sistema imune para o local da ferida, e células especiais chamadas macrófagos vão ‘comer’ a tinta pra tentar limpar a inflamação causada por ela. O que sobrar acaba absorvido por células chamadas fibroblastos, que ficam na derme para sempre.

 

As tatuagens são para sempre ou podem ser removidas?

 

As tatuagens são para sempre ou podem ser removidas?

Quando se faz uma tatuagem, o objetivo é que seja para a vida. Agora, por mais autêntica e decidida que uma pessoa seja. Os segundos antecedentes a uma sessão de tatuagem sempre serão segundos de dúvidas. Afinal, e se eu não gostar do resultado? E se em alguns anos eu perceber que esse desenho não combina comigo?

Ao longo dos tempos, as técnicas de tatuar foram evoluindo e também foram surgindo formas de apagar as tatuagens. Mas se tatuar dói, remover uma tatuagem da pele também.

Há várias técnicas a laser que permitem retirar cor às tatuagens ou mesmo removê-las totalmente, mas os resultados não são 100% garantidos: dependem do tamanho e cores da tatuagem, do tipo de tinta e das técnicas utilizadas pelo tatuador e do tipo de pele do tatuado.

Normalmente, são necessárias várias sessões para remover ou atenuar a cor de uma tatuagem e, por vezes, a pele fica sem cor, mas com uma sombra do desenho que lá estava.

 

Tatuagem cores

As tatuagens são perigosas?

Atualmente, para abrir um estúdio de tatuagem, é preciso obter licenças, ter livro de reclamações e outras burocracias. Mas nada está definido relativamente ao exercício da atividade: das condições de higiene das instalações às medidas a adotar durante a execução do trabalho, passando por regras de esterilização de agulhas e outros materiais de tatuagem, tudo está à consideração do profissional.

A escolha do tatuador: Aí está uma grande decisão. Uma tatuagem é algo sério, por isso a segurança, a higiene e a realização da tatuagem precisa das mãos hábeis de um tatuador profissional. Não se iluda com preços baixos e facilidades, afinal, a sua pele é que irá sofrer as consequências de um trabalho de tatuagem mal feito. Nunca despreze a higiene.

Verifique previamente as instalações do estúdio de tatuagem e preste atenção aos equipamentos e ao seu uso.

As condições de higiene e o material usado são fundamentais para minimizar o perigo. Têm de ser usadas agulhas, luvas e máscaras descartáveis (apenas para um cliente e que depois vão para o lixo) e todo o outro material desinfetado. Estas normas são fundamentais para evitar doenças transmissíveis, como o HIV, hepatite B ou hepatite C. As tintas a aplicar devem ser aprovadas pela União Europeia.

E há sempre o risco de alergias às tintas ou de infeções na pele.

Recentemente, um estudo científico mostrou que a tinta não fica apenas na pele, mas que algumas partículas microscópicas chegam aos gânglios linfáticos – órgãos que desempenham um papel fundamental na defesa do organismo contra vírus e bactérias. Esta descoberta gerou grande preocupação, mas ainda não foi provado que as tintas possam provocar linfomas (um tipo de cancro).

Fazer uma tatuagem pode ser arriscado e desaconselhado para pessoas que têm por algum motivo os seus sistemas imunitários enfraquecidos.

 

Space Tatooo — Tatuagens, Piercing e Implantes em Lisboa
R. de Matarraque 390, 2785–694 Cascais
Tel. 965 646 471

0 139